16.4.09

Child-robot

Posso estar exagerando, mas how creepy is that?! pitii.





Child-robot with Biomimetic Body
é como se chama o monstrinho, ou apenas CB2 para os íntimos. Foi criado pelo professor Minoru Asada e sua equipe da Universidade de Osaka, que o apresentou ao mundo em 2007. 2007? Praticamente sucata! Ou não.


O big deal é que esse pokémon evolui, e aos poucos está desenvolvendo habilidades sociais enquanto interage com os humanos/pais. Ele percebe expressões faciais através de olhos-câmera e as relaciona com sensações físicas, ou seja, presta atenção. Nos últimos tempos começou a andar com o auxílio de suas babás. Agora já caminha sozinho, como uma criança de mais de um ano. Está aprendendo a falar e reconhece o tato humano através da suave pele de silicone.

Segundo os cientistas, em breve ele será capaz de pensar como um bebê em crescimento, além de identificar conceitos super básicos para um robô: felicidade e tristeza. Um choque!

O pricipal objetivo do CB2 é compreender melhor os processos de aprendizagem infantil. Ok. Não fazendo a louca do 2001/matrix/eurobô, o projeto todo é genial. Mas talvez alguns pesquisadores e crianças de verdade resolvessem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário